A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Nicolle Aguiar, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Prefeitura de Porto e Epidemiológica do Município, realizou a Campanha Dia “D” de combate à Dengue, nos dias 19 e 20/09, a Campanha Dia “D” de combate à dengue, o vírus dengue, é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Com cartazes e gritos de “fora dengue!”, um grupo de cerca de 300 pessoas, formado por estudantes, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de endemias, participaram da caminhada “Todos contra a Dengue”, foi oferecido um café da manhã, percorremos por várias avenidas e ruas da cidade para mobilizar a população portuense que precisamos combater o mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika.
Antes da caminhada, foram distribuídos sacos plásticos para a coleta do lixo e materiais informativos, O objetivo é envolver toda a comunidade no combate e estimular cada cidadão a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se multiplica, sabemos que podem existir casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro, nos períodos mais quentes do ano que o mosquito Aedes aegypti se proliferam com mais intensidade. Porém, Porto não registrou nenhum caso de dengue confirmado esse ano.
Está ação, visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de prevenção à dengue. A Secretaria de Saúde informa que o trabalho preventivo exige ações contínuas e a mobilização, da sociedade e da mídia.
O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
“Todos os dias precisamos ter cuidado com o mosquito, deixar nossos quintais limpos e eliminar todos os recipientes que acumulem água “. “Prevenção, informação e cuidado podem ajudar nesse combate”, diz o secretário de Saúde de Porto, Murillo Sotero .
Para evitar o mosquito da dengue, é importante:
• Eliminar os focos de água parada, como pratos de vasos de flores e plantas, e aplicar larvicidas.
• Evitar ser picado pelo mosquito, usando repelentes, roupas compridas e mosquiteiros.
• Tomar a vacina da dengue.
• Verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.