O Centro de diagnóstico por imagem, que tem a frente a coordenadora enfermeira Karina Fortes, realizou palestra sobre o Janeiro Branco , juntamente com o secretário de saúde Murilo Sottero, psiquiatra Dr Ruelson Brandão e a psicóloga Maria de Jesus. A campanha busca chamar a atenção para a Saúde Mental como um aspecto vital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais .
O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como primeiro mês do ano, promove nas pessoas maior abertura para reflexões, novas resoluções e metas para o ano que se inicia. A cor branca representa as folhas ou telas em branco, em que uma pessoa pode desenhar, escrever ou reescrever o que desejar para si e para o mundo, simbolizando o horizonte aberto e criando o sentimento de potência ilimitada que cada início de ano possibilita à humanidade.
A Campanha Janeiro Branco consolidou-se como o maior movimento do mundo sobre o tema Saúde Mental, passando a ocorrer, também, em países como Angola, Colômbia, Japão, EUA, Portugal, Espanha e Cabo Verde. Esses países abraçaram e adotaram os princípios da campanha, amplificando seu impacto e promovendo a conscientização sobre a Saúde Mental em escala global.
Em janeiro de 2023, o tema do Janeiro Branco foi “A Vida Pede Equilíbrio!”. Esse tema destaca a importância de buscar o equilíbrio nas diversas facetas da vida e serve para que as pessoas se lembrem de priorizar sua Saúde Mental.