De acordo com a Organização Mundial de Saúde , o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. A Prefeitura de Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca reduzir a taxa de mortalidade decorrente do câncer de mama e alertar os portuenses sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, dentro da programação que teve início dia 19 e segue até o dia 23/08, a carreta da mamografia já atendeu mais de 240 mulheres.
O objetivo é possibilitar, de forma gratuita, a realização de exames para a detecção e o diagnóstico de câncer de mama, o resultado da mamografia indica a presença ou ausência de lesões, assim como suas características.
Nos últimos anos, talvez coincidindo com o declínio na terapia de reposição hormonal prescritiva após a menopausa, vimos uma redução gradual nas taxas de incidência de câncer de mama feminino entre mulheres com 40 anos ou mais. As taxas de mortalidade por câncer de mama vêm diminuindo desde cerca de 1990, em parte devido a uma melhor triagem e detecção precoce , maior conscientização e melhoria contínua das opções de tratamento .